Evolução ... continuação

Só vendo para entender!


Introdução

Prosseguindo apresentamos outros modelos de supermáquinas


Aeronaves militares nos anos 50 e 60


Mikoyan Gurevich MiG-21F-13 "Fishbed C" 1956

Motor: 1 turbina com 5740Kg de empuxo com afterburner, Envergadura: 7,15m, Alcance: 1300Km, Velocidade de cruzeiro: 880Km/h, Velocidade máxima: 2175Km/h a grande altitude, Altitude máxima: 19000m

North American FC-100 Super Sabre 1956

Motor: 1 turbina com 3495Kg de empuxo, Envergadura: 11,84m, Alcance: 2173Km, Velocidade de cruzeiro: 952,75Km/h, Velocidade máxima: 1485Km/h, Razão de subida: 6583,36m/min, Altitude máxima: 14965m

McDonnell F-101B Voodoo 1957

Motor: 2 turbinas com 4627Kg de empuxo cada, Envergadura: 12,09m, Alcance: 2445Km, Velocidade de cruzeiro: 887Km/h, Velocidade máxima: 1825Km/h, Razão de subida: 15000m/min, Altitude máxima: 16705m

McDonnell Douglas RF-4C 1958

Motor: 2 turbinas com 7700Kg de empuxo cada, Envergadura: 11,17m, Alcance: 2612Km, Velocidade de cruzeiro: 920Km/h, Velocidade máxima: 2214Km/h, Altitude máxima: 16836m

McDonnell-Douglas F-4C Phantom II 1958

Motor: 2 turbinas com 4943Kg de empuxo cada, Envergadura: 11,71m, Alcance: 2214Km, Velocidade de cruzeiro: 945Km/h, Velocidade máxima: 2349Km/h, Razão de subida: 14721,1m/min, Altitude máxima: 18104m

Mikoyan Gurevich MIG-19 "Farmer" 1960

Motor: 2 turbinas com 32494Kg de empuxo, Envergadura: 9,66m, Alcance: 1989Km, Velocidade máxima: 1445Km/h, Altitude máxima: 171254m

Mikoyan Gurevich MIG-23BN "Flogger H" 1964

Motor: 1 turbina com 13000Kg de empuxo com afterburner, Envergadura: 16,27m, Alcance: 970Km, Velocidade máxima: 2500Km/h (Mach 2,35), Altitude máxima: 18012m



Aeronave militar de referência

Lockheed SR-71 Blackbird

Motor: 2 turbinas com 14512Kg de empuxo cada
Envergadura: 16,94m
Alcance: 4669Km
Velocidade máxima: 3220Km/h
Altitude máxima: 25907m



Uma breve análise ...

As aeronaves apresentadas mostram um design bastante parecidos, a não ser pelo nariz dos aviões MIG 19 e 21. No entanto, as diferenças no design, quando comparados ao SR-71, são absolutamentes estonteantes. Foi concebido como aeronave para reconhecimento pré-ataque e pós-ataque em vôo de alta velocidade e grande altitude. O SR-71 registrou diversos recordes, entre eles o de velocidade (3509,07Km/h) e o de altitude (25946,05m). Emprega 93% de ligas de titanium e compostos que produzem a original tecnologia stealth (invisibilidade ao radar). A temperatura de exaustão das turbinas pode atingir a marca de 1074°C e estas podem produzir uma potência de 160.000 HP resultando em uma relação peso/potência de 5,2:1. Em vôo, a temperatura da fuselagem pode atingir o impressionante valor de 537°C. A temperatura do cockpit chega a marca de 93,33°C e o windscreen a 260°C. Nenhum SR-71 foi abatido ou mesmo atingido pelo inimigo.

Click aqui para conclusão

Linha de tempo do SR-71

Aqui é apresentada uma compilação de importantes datas relacionadas ao SR-71.

24 de dezembro de 1957: Primeiro teste do motor J-58.
13 de junho de 1962: Mock-up do SR-71 recebido pela Força Aérea.
30 de julho de 1962: conclusão dos testes de pré-vôo do J-58.
28 de dezembro de 1962: Lockheed assina contrato para contruir seis aeronaves SR-71.
25 de julho de 1964: Presidente Johnson anuncia publicamente o SR-71.
29 de outubro de 1964: protótipo do SR-71 despachado para Palmdale.
07 de dezembro de 1964: Beale AFB, CA é anunciada como base para as operações do SR-71.
22 de dezembro de 1964: Primeiro vôo do SR-71 com o piloto de testes da Lockheed Bob Gilliland.
05 de fevereiro de 1968: Lockheed ordena a destruição do A-12, YF-12 e SR-71 tooling.
21 de março de 1968: primeira missão operacional do SR-71 para voar de Kadena AB ao Vietnam.
27/28 de julho de 1976: SR-71A bate os recordes de velocidade e altitude (2193,167 mph e 85068,997 ft).
22 de novembro de 1989: programa SR-71 da Força Aérea oficialmente encerrado.
26 de janeiro de 1990: o SR-71 é discomissionado em Beale AFB, CA.
06 de março de 1990: Último vôo do SR-71 sob o programa SENIOR CROWN, batendo 4 recordes mundiais.
28 de setembro de 1994: Congresso vota a liberação de 100 milhôes de dolares para a reativação de três SR-71s.
26 de abril de 1995: Primeiro SR-71A reativado efetua seu primeiro vôo após a restauração pela Lockheed.
28 de junho de 1995: Primeiro SR-71 reativado retorna para a Força Aérea.
28 de agosto de 1995: Primeiro vôo do segundo SR-71A reativado após restauração.
19 de outubro de 1997: Último vôo do SR-71B em Edwards AFB Open House.
09 de outubro de 1999: O último vôo do SR-71.


Conclusão

Observando a linha de tempo acima verificamos que os testes dos motores J-58 usados no SR-71 ocorreram em dezembro de 1957. Evidentemente este teste indica que os planos de contrução desta aeronave são anteriores a esta data. Ou seja, o iníco do projeto do SR-71 aconteceu bem no início da segunda metade da década de 50 ou até mesmo na primeira metade desta.

Como isto se tornou possível?

Uma breve história

O U2 foi construido pela CIA nos anos 50 como uma plataforma de reconhecimento para sobrevoar a União Soviética antes que satélites estivessem disponível. Entre 1956 e 1960, U-2 coletou imagens aéreas da União Soviética até que a aeronave de Francis Gary Powers foi abatida em primeiro de maio de 1960.

O primeiro vôo não oficial do U2 ocorreu em Groom Lake em primeiro de agosto de 1955 . 04 de agosto de 1955 é a data oficial do primeiro vôo.


Construidos pela CIA no final dos anos 50 e 60, o A-12, SR-71, YF-12, M-21 e D-21 são coletivamente conhecidos como a família "Blackbird". São aeronaves de reconhecimento e não para transposte de armas.

São aeronaves rápidas que voam em velocidades sustentadas de 3,25 Mach e foram testadas em Groom Lake no início dos anos 60.

O A-12 da CIA é uma versão de um assento enquanto o SR-71 é a versão de dois assentos da Força Aérea. O YF-12 foi proposto como uma versão de aeronave de interceptação capaz de transportar armamento mas que nunca foi colocada em produção.

Finalmente, o M-21 é uma versão de aeronave transportadora ("mothership") que levaria um D-21 acoplado na parte superior da sua fuselagem. Apenas alguns poucos lançamentos foram tentados. Após um lançamento falho matar o piloto Ray Torick, o programa M-21 foi cancelado. No entanto, D-21s foram lançados a partir da parte inferior da fuselagem de bombardeiros B-52.


Retomando o curso

Se você chegou até aqui, revise as fotografias das aeronaves contemporêneas ao SR-71, analise o design e as características das mesmas comparando-as com o SR-71 e responda ...

De onde veio a inspiração para a criação destas supermáquinas?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esta questão então, click no link abaixo e, veja mais algumas imagens desta maravilha tecnológica e pense a respeito.

Página de imagens do SR-71 Blackbird

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