Psychomanteum

Uma viagem para o outro lado




Psychomanteum *

* Pronuncia aproximada: Saicomãntium

O meu primeiro contato com informações sobre o Psychomanteum ocorreu através do documentário Ancient Prophecies exibido pelo HBO Channel, produzido por Paul Klein e apresentado pelo ator David McCallum. O meu objetivo aqui é trazer a informações sobre o assunto sem que haja qualquer intenção de induzi-lo a uma experimentação prática do mesmo.


A origem do Psychomanteum

Os antigos gregos acreditavam que, sob determinadas circunstâncias, eles poderiam interagir com os espíritos dos mortos usando um espelho de observação. Para esta finalidade construíram os Oráculos dos Mortos ou Psychomanteum.

Os indivíduos que desejavam contatar os mortos e que procuravam o Oráculo, eram preparados no complexo subterrâneo por um período que poderia durar cerca de um mês antes que o mesmo fosse admitido à câmara principal. Este período fornecia uma privação sensorial necessária na preparação para o processo de visão. Neste período comia-se pouco, não se via a luz do Sol ou era exposto a qualquer som. Após este período de preparação, o indivíduo era levado à câmara principal. Nesta câmara estavam presentes os oráculos, sumos sacerdotes da vida após a morte. Todos reunidos em volta de um imenso caldeirão de bronze polido, que preenchido com água, formava uma superfície refletora. Esta superfície, iluminada pela luz difusa artificial propiciava o espelho de observação onde as visões aconteciam.

Após terem terminado seu tempo dentro da câmara, eram levados para serem purificados com sulfura (enxofre), que era de uso comum em indivíduos que tiveram contato com os mortos. Então, recebiam um banho ritual para limpá-los completamente.

Na Odisséia, Homero fornece um detalhado exemplo de como isto poderia ser feito sem um psychomateum ou os elaborados rituais que eram realizados. Ao visitar o Oráculo, ele é instruído a escavar um poço, enchê-lo com sangue de animais sacrificados e usar a superfície reflexiva formada como um espelho através do qual poderia se comunicar com os espíritos.

Nos anos 50, Sotiris Dakaris, um arqueólogo grego, redescobriu o local, que foi atribuído a um complexo subterrâneo, com corredores e câmaras que conduziam finalmente ao lugar onde as aparições eram vistas. Dentro dele, havia um enorme caldeirão de bronze que quando altamente polido e enchido com água, se tornava altamente reflexivo.


O que é o Psychomateum moderno

No documentário anteriormente citado**, o Dr. Raymond Moody, autor de Reunions - Visionary Encounters With Departed Loved Ones, sua esposa Cheryl Moody e outras pessoas descrevem o Psychomanteum e o seu uso.

** Ancient Prophecies II - Countdown To Doomsday

O Psychomateum elaborado pelo Dr. Raymond consiste em um espelho de parede instalado em um cômodo. As paredes deste cômodo são revestidas de um tecido escuro que possibilita a eliminação dos reflexos de luz. O indivíduo observador senta-se em uma cadeira posicionada em frente e abaixo do espelho de modo que não possa ver o seu próprio reflexo. Atrás do indivíduo existe uma fonte de luz que produz uma iluminação difusa do ambiente. Desta forma, ao olhar para o espelho, obtém-se uma profundidade infinita.


E o que há por aí

Diversos sites dedicados a este tema podem ser encontrados na Internet. Particularmente, um destes sites (www.psychomanteum.com) me chamou a atenção por tratar o assunto de um modo bastante didático.

“O Psychomanteum não deve ser um ambiente totalmente sério. Objetos que possam fornecer uma ajuda anti-estressante devem ser incluídos para o caso em que você se torne demasiado tenso.

A primeira coisa a se lembrar é que ninguém nunca foi físicamente prejudicado ao usar um psychomateum. A segunda coisa é compreender que você está observando o universo em um modo fracionado (quantum) onde as leis da física não se aplicam. Você deve suspender o julgamento racional sobre tudo que você vê e experimenta. Não há lugar para o pensamento linear no mundo dos espíritos. O que você vê pode nunca fazer sentido algum - se você conseguir ver alguma coisa.

O Psychomanteum é somente um ponto observação. A chave para qualquer experiência em um Psychomanteum é preparar sua mente, corpo e o espírito para a experiência.

O Psychomanteum propriamente pode ser qualquer espaço que você puder reservar para ele. Pode ser um construção separada, um quarto em seu sótão ou porão como é o meu, o canto de sua sala de estar ou mesmo um closet. É importante pensar neste como um espaço consagrado. Você pode querer executar um ritual limpeza ou de purificação após determinar o seu local e antes de cada uso. Faça o seu Psychomante um um espaço especial e sagrado onde você se sinta seguro e confortável. Onde quer que você o construa, pense nele como separado de tudo mais em seu ambiente pessoal. Pode ser o lugar onde você medita ou passa o tempo para uma reflexão diária. Mantenha seu Psychomanteum livre de detritos diário tais como jornais, faturas de pagamentos ou o qualquer coisa que tenha conotação menos do que calma.

Desde que uma das chaves é privação sensorial, não é recomendável colocá-lo em alguma área que contenha janelas. Toda a distração é contra produtiva. Se você não puder eliminar janelas, certifique-se que elas possuam coberturas opacas.

Você necessita de um lugar para sentar-se ou deitar-se enquanto você visualiza. Pode ser uma cadeira confortável, sofá, tapete ou um tamborete - basicamente, a coisa mais confortável que você possa pensar mas que não o induzirá ao sono. Devido a você estará em um estado meditativo e em um estado hiper-alerta ao mesmo tempo, é importante que seu corpo esteja tão relaxado e confortável quanto possível. Isto agirá realmente como canalização para toda a energia que incorpora e retira sua consciência.

A área do Psychomanteum pode incluir muitos objetos variados. Se você irá tentar contatar um ente querido em espírito, é importante ter ao menos alguns objetos perto de você que estejam profundamente assocíados com essa pessoa. As fotos e os objetos especiais que foram frequentemente usados ou tiveram um significado especial para esta pessoa são especialmente úteis.

O melhores materiais para a "visualização" parecem ser os espelhos, especialmente espelhos refletidos em outros espelhos porque aparecem invertidos e confundem nossas percepções normais. Os espelhos escuros são úteis também porque refletem somente aquilo que está em sua total profundidade. Outros objetos, tais como recipientes preenchidos com água ou óleo, bolas de cristal, vasos, taça de cristal também são bons e poderão ser utilizados. Você nunca sabe onde sua visão aparecerá.

No dia escolhido, é geralmente muito melhor comer levemente - preferivelmente vegetais e frutas. É recomendável que você passe as vésperas deste dia andando de bicicleta ou se exercitando de alguma maneira agradável. Use tempo suficiente para realmente quebrar qualquer tensão física. À tarde, você pode ler, assistir uma comedia ou fazer algo que não envolva tarefas cotidianas... nenhuma "NOTÍCIA!" A medida que pôr do sol se aproxima, começe a refletir sobre a pessoa que você deseja ver, evento você deseja compreender ou que perguntas você pode atribuir ao universo. Você agora está pronto para entrar no Psychomanteum.

Entre em seu Psychomanteum ao por do Sol ou um pouco antes. A fenda no crepúsculo é seu destino. Se sua mente sentir-se ocupada e os fatos do cotidiano ainda estão ativos na sua cabeça, encontre uma maneira de distrair seus pensamentos. Este é o momento em que é bom ler um revista de humor ou observar o pólen sob o microscópio. Jogue pega varetas ou algum jogo de infância que seja cheio de distrações, mas não sobrecarregue sua mente.

Uma vez que você se acalme, comece a fazer a varredura da área. Deixe seus olhos descansar onde desejarem e deixe seu corpo descansar onde se sente cansado. Comece uma meditação, com a única intenção de encontrar uma abertura entre pensamentos. Eventualmente, você perceberá que sua atenção foi focalizada longe de você. Quanto mais tempo você manter sua atenção nesta área, mais provavelmente você terá visões do além. Esteja ciente que você pode gastar muitas horas no seu Psychomanteum e não ver absolutamente nada. Você pode deixá-lo e encontrar a pessoa que você procura sentada ao lado de você no seu carro na manhã seguinte. Você pode entrar com a intenção de ver alguém ou de responder a uma pergunta específica e de ter uma experiência completamente não relacionada. Você poderia encontrar-se visualizando um evento futuro ou conversar com Mozart. O ponto é que embora não haja nenhum erro no Universo, a nossa percepção do que necessitamos dele, pode não ser aquela que nós estamos destinados a ver em nossas sessões no Psychomanteum.

Intuitivamente você saberá quando é a hora de terminar sua sessão no Psychomanteum, então não agende o seu tempo nele. Você achará também que o tempo tende a se deformar quando você está usando seu Psychomanteum. Você pode pensar que você esteve nele por diversas horas e verificar que apenas meia hora tenha se passado.”

Veja também o texto em www.psychomanteum.com/angelphotos/index.htm .



Dezembro de 2008

Voltar