Ressonância Schumann

Um fato

Ressonância Schumann, Reversão Geomagnética e Estados do cérebro humano

Da mesma maneira que um diapasão possui freqüências naturais para o som, o planeta Terra tem freqüências naturais para a radiações eletromagnéticas, denominadas Ressonância Schumann.

O Cérebro Humano também possui freqüências naturais para radiações eletromagnéticas.

Isto implica que a Ressonância Schumann da Terra está "sintonizada" com o os estados alfa e teta do cérebro humano.


Ressonância Schumann

A freqüência fundamental da ressonância Schumann é aproximadamente a freqüência fundamental de uma concha esférica cujo limite interno é a superfície da Terra e o limite externo é a ionosfera e que atua como uma cavidade de guia de ondas eletromagnéticas.

A freqüência fundamental deve ser aproximadamente o tempo que a radiação eletromagnética leva para circundar a concha esférica.

Desde que a velocidade da luz é de mais ou menos 300.000 km/s e um ciclo da circunferência da Terra, é de mais ou menos 40.000 km, a freqüência fundamental devia estar na ordem de

300.000 km/s
--------------- = 7,5 ciclos/s
40.0000 km

Um ciclo/s equivale a 1 Hz, de forma que 7,5 ciclo/s é 7,5 Hz.

A real Ressonância Schumann é experimentalmente observada dentro do espectro de freqüências que variam entre 6 e 50 ciclos por segundos; especificamente 7,8, 14, 20, 26, 33 e 45 Hz, com uma variação diária de aproximadamente +/- 0,5 Hz.

A ressonância fundamental observada de 7,8 Hz é bastante próxima da estimativa teórica de 7,5 Hz.

Desde que as propriedades de eletromagnéticas da cavidade da Terra permaneçam as mesmas, estas freqüências também permanecem a mesmas.

O ciclo das manchas solares têm o poder para mudar estas freqüências, porque a ionosfera Terrestre se modifica em ciclos de 11 anos em resposta à atividade solar.

A freqüência fundamental pode ser modificada devido a vários eventos:

  • a intensidade e configuração de campo magnético da Terra, que vem se enfraquecendo nos últimos 2000 anos;

  • a composição e propriedades da atmosfera;

  • a localização e propriedades da ionosfera;

  • a ionosfera é ligada a magnetosfera por ondas Alfven ;

  • o ciclo de manchas solares;

  • tempestades eletromagnéticas do Sol;

  • propriedades eletromagnéticas da Terra, como "Luzes de terremotos";

  • Projeto HAARP ;

  • Tempestades com trovões;





Elfos, espíritos e jatos, como ilustrado e descrito em julho de 1997 na revista Discover;

e assim por diante.

Se você olhar para o interior da Terra, você verá que existe uma diferença física entre a rotação do núcleo interior em relação à superfície da Terra. Entretanto, leva mais ou menos 900 anos para que o núcleo interno realize uma revolução completa dentro da Terra, de forma que sua freqüência é de apenas um ciclo a cada 900 anos.

É mais interessante observar a freqüência das correntes no limite entre o núcleo interno sólido e o núcleo exterior líquido. Desde que o núcleo interno tem um raio de cerca de 1.200 quilômetros, sua circunferência é de mais ou menos 7.500 quilômetros.

Quanto tempo iria levar para uma corrente elétrica, viajando na velocidade da luz (300.000 km/s), circular uma vez em torno da circunferência do núcleo interno (7.500 km)?

Isto corresponde mais ou menos a 7.500 km /300.000 km/s, ou seja, 1/40 s.

Em outras palavras, a freqüência natural da Terra no o limite do núcleo interno é de mais ou menos 40 ciclos/s, que coincide com o limite superior do das freqüências medidas na Ressonância Schumann: 7,8, 14, 20, 26, 33, 39 e 45 Hz.

Então, as freqüências da Ressonância Schumann correspondem a faixa de freqüências naturais da Terra desde a sua superfície até o limite de seu núcleo interno sólido.

A pesquisa sobre a Ressonâncias Schumann está sendo realizada no Alasca por Dave Sentman e Matt Heavner.


A Reversão Geomagnética

O enfraquecimento do campo magnético da Terra que tem sido observado nos últimos 2000 anos pode ser o indicativo de uma outra reversão do campo magnético. A última reversão do campo magnético da Terra aconteceu a aproximadamente 788.000 anos atrás.





O mapa (tirado da capa da Natureza, que ilustra o artigo de Lau, Mazaud, Weeks, Fuller e Herrero-Bervera, Natureza vol. 351 página 447, de 6 de junho 1991) mostra o movimento do Polo Geomagnético Virtual (VGP) desde a sua posição atual, próxima ao pólo norte axial da Terra, durante excursões e reversões que aconteceram a mais ou menos 120.000, 1,8 milhões, 6,5 milhões e 11 milhões de anos atrás.

O VGP primariamente move-se entre a Cadeia do Meio-Atlântico e a Costa Oeste no Pacífico das Américas, mas secundariamente move-se ao longo da Costa Pacífico Asiática e às vezes ele parece estar localizado na área antipódica (oposta) do centro do Oceano Pacífico, na região de Giza .

Jim Branson (e-mail: knowhow@cyberhighway.net) observou que dados da Ressonância Schumann do quake.geo.berkeley.edu mostram uma periodicidade diariamente para os picos BT1 (Componente Norte-Sul de Schumann) e BT2 (Componente Leste-Oeste de Schumann).

Os picos BT1 (Componente Norte-Sul de Schumann) parecem ocorrer quando a longitude subsolar (meio-dia local) está a mais ou menos 8 horas a oeste de Greenwich, o que corresponde ao longo da Costa do Oeste Norte Americana, onde o movimento tectônico Norte-Sul é interrompido.

Os picos BT2 (Componente Leste-Oeste de Schumann) parecem ocorrer quando a longitude subsolar (meio-dia local) está a mais ou menos 2 horas a oeste de Greenwich, o que corresponde ao longo a Cadeia do Meio-Atlântico, onde o movimento tectônico Leste-Oeste é interrompido.

Então, as longitudes dos picos BT1 e BT2 parecem definir os limites da zona primária de movimento de VGP durante as reversões e excursões geomagnéticas.


Estados do Cérebro Humano

As frequências naturais do cérebro humano são:

  • Ondas Beta (14 a 30 Hz)

  • Ondas Alfa (8 a 13 Hz)

  • Ondas Teta (4 a 7 Hz)

  • Ondas Delta (1 a 3 Hz)

As freqüências Alfa têm sido associadas com meditação e relaxamento.

As freqüências Teta têm sido associadas com estados do sonho e criativo.

De acordo com a página Web relativa às atualizações de novidades Físicas de outubro de 2002: "... EEGs podem agora registrar ondas cerebrais sem a necessidade da inserção de eletrodos no cérebro ou até mesmo de serem colocados no couro cabeludo. A figura mostra um traçado de onda cerebral para períodos em que os olhos estiveram abertos e em que estiveram fechados.





As regiões vermelhas correspondem às ondas Alfa (olhos fechados) com uma freqüência ao redor 9 Hz. (cortesia da Universidade Sussex) ...".

As ondas Beta e Alfa (8 a 30 Hz) parecem corresponder às frequências da Ressonância Schumann: 7,8, 14, 20, 26, 33, 39 e 45 Hz.

E as ondas Teta e Delta (1 a 7 Hz)?

A freqüência de 1 Hz das ondas Delta é 7,5 vezes mais baixa do que a freqüência natural de 7,5 Hz na superfície da Terra. Desde que o raio da Terra é de mais ou menos 6.400 km, o raio para uma freqüência natural de 1 Hz seria de mais ou menos 48.000 Km (6.400 x 7,5).

As ondas eletromagnéticas de baixa frequência dos humanos podem estar associadas com o QI. Nesse caso, o QI poderia ser fisicamente detectado.

O campo QI é uma das promissoras Novas Tecnologias.

As estruturas microtubulares do cérebro e outras células podem ser a chave para fenômenos tais como a consciência.

O atividade do cérebro humano poder ser comparada com a dos Dolfins.

Alguns experimentos mostram conexões entre os estados do cérebro e as ondas eletromagnéticas ressonantes, levantando a possibilidade de que o cérebro humano possa estar sintonizado com o planeta Terra.

O cérebro dos Dolfins e humano podem conter biomagnetita, o que pode dar a eles um senso eletromagnético. Isto forneceria um elo entre os cérebros e muitos tipos de fenômenos eletromagnéticos, inclusive, mas não limitado, aos fenômenos da Ressonância Schumann.

Steve Mizrach possui uma página web que descreve Máquinas Mentais ou sejam, dispositivos que afetam o estado da mente por estímulos luminosos, sonoros, elétricos e químicos.

Dave Siever ( Comptronic Devices ) possui uma página web que descrever um pouco sobre a história da estimulação da mente por meio da luz e do som.

O primeiro exemplo de estimulação da mente através da luz é uma parte da cerimônia de iniciação do Zoroastrianismo .


Voltar